09/07/2019

Venda mais com uma ferramenta CRM (gratuita). Saiba mais aqui.

Todo dia potenciais compradores se comunicam com você através do telefone, e-mails, mensagens de N plataformas diferentes e até presencialmente para perguntar sobre veículos do seu estoque. Após uma sequência de atendimentos, você se lembra de todos os detalhes discutidos? Além disso, você mantém algum registro delas para futuros contatos e acompanhamentos? Não? Já ouviu falar em CRM?

A quantidade de informação para ser guardada durante a jornada de venda de um veículo é gigantesca, como nomes, preferências de pagamentos, veículos buscados, negociação e outros. Multiplique isso para o número de leads de um veículo. Agora imagine para todo o seu estoque.

Desta forma, memória, bilhetinhos ou planilha em Excel talvez não sejam as melhores maneiras para armazenar tantos detalhes de forma organizada, ágil e, sobretudo, visual.

Aqui, falaremos da importância de se ter uma ferramenta de CRM para a sua loja de veículos. E, antes que você pense que haverá um custo para se ter um, daremos uma sugestão gratuita para essa necessidade.

CRM: o que é?

Antes de tudo, o que é um CRM? O CRM é um termo em inglês para gerenciamento de relacionamento com o cliente. Ele se refere à estratégia com foco no cliente que busca o entendimento e antecipação das necessidades do cliente através das interações entre empresa e cliente. Para operacionalizar isso, um sistema CRM agrega processos e tecnologias para armazenar e inter-relacionar as informações trocadas entre cliente e empresa.

Ou seja, sendo mais simples e direto, é uma ferramenta ampla que, além de outras funções, armazena informações trocadas com os seus clientes para auxiliar você a tomar decisões e garantir sucesso nas vendas através de um bom relacionamento.

Exemplos de aplicação de um CRM

Imaginemos a seguinte situação, um lead entrou em contato com você após ver um anúncio num portal de classificados de veículos. Após alguns minutos conversando, o lead desiste do veículo pela ausência de um opcional. Semanas depois, um outro veículo entra no estoque com aquelas características buscadas pelo cliente, como você poderia ir atrás dele sem nenhum tipo de anotação feita na primeira interação?

Nome, telefone, veículo procurado, faixa de preço desejada, etc. Sem dúvida, são muitas informações para guardar. Isso tudo em meio a uma chuva de e-mails, telefonemas e mensagens de WhatsApp trocadas com outros clientes.

Pois bem, é aí que entra um CRM. Ele se torna a sua memória virtual além de servir como base para novas interações com esse lead sem parecer uma ligação fria (cold calling) desconectada da necessidade do cliente.

E não só nessa situação. E se o cliente decidir entrar em contato quando você está ausente, rapidamente quem o atende em seu lugar poderia ver o registro das interações realizadas anteriormente para não deixar o cliente esperando, ou pior, ir atrás do veículo desejado em outra revenda de veículos.

Soluções do mercado

Assim como qualquer solução, ela evolui e incorpora outras funcionalidades, principalmente a integração com outros sistemas. Por exemplo, integrar os leads gerados num portal de vendas para mostrá-los diretamente em seu sistema CRM para facilitar sua vida. Ou integração com caixa de e-mail e sistemas de gestão de revendas.

Há várias soluções no mercado para tamanhos e bolsos distintos, de empresas globais até soluções brasileiras dedicadas ao segmento de concessionárias e revendas de veículos.

CRM gratuito: Trello

Ok, mas cadê a solução gratuita que foi prometida?

Pois bem, a Easycar utiliza um software gratuito e online chamado Trello. A princípio, ele é utilizado para gerenciamento de projetos e organizar tarefas, porém, nós a adaptamos como uma ferramenta CRM simplificada para nossos leads, oportunidades e clientes.

Você preenche a informação que quiser ter no cartão como título, nome, telefone, origem do lead, etc. Depois disso, pode entrar no cartão para adicionar mais informações do contato, negociações realizadas e outros.

Registro de informações de clientes CRM

Não para aí, você poderá colocar lembretes na agenda do cartão para fazer acompanhamentos, colocar tags coloridos para gerar informações visuais como vendedor responsável pelo lead, se o lead quer comprar ou trocar, canal que gerou o lead e outros.

CRM origem de leads

De forma simples e visual, é possível mover cartões com o nome do cliente e todas as suas informações dentro deles através do funil de vendas que for melhor para você. Por exemplo, nós da Easycar temos o seguinte funil: Consultas, Cotação, Em teste, Cliente, Desistiu/Sem resposta.

Trello na prática para CRM automotivo

Da mesma forma, você poderá implementar um CRM rapidamente de forma bem simples, gratuito e visual. Veja na imagem abaixo um modelo inicial para a sua loja.

funil de vendas CRM automotivo
Exemplo de um funil de vendas com várias etapas realizado no Trello

Além disso, essa plataforma é online, assim seu histórico de mensagens está seguro e salvo na internet sem você se preocupar com espaço em seu computador.

Conclusões

O volume de informações trocadas aumentou muito nos últimos anos depois que tantas plataformas de comunicação e de geração de leads foram criadas. Para se adequar a essa realidade, um sistema CRM poderá ajudar você a se organizar.

Desse modo, garantir vendas tendo a informação sempre a mão em qualquer situação ao longo da jornada de venda de um veículo. Além disso, os alertas no calendário da Trello poderão lhe avisar quando novos contatos deverão ser feitos para evitar a perda de oportunidades.

Comece hoje mesmo com uma ferramenta grátis, online e muito prática para potencializar suas vendas com um acompanhamento estruturado e eficaz.

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