02/11/2018

Saiba (ainda mais) como o marketing pode ajudar a vender mais veículos na sua loja – parte 2

O que você achou de nossa primeira parte onde exploramos o 1º P dos 4 Ps do marketing, produto, para concessionárias e lojas de veículos? Já começou a pensar em seu estoque de forma mais estratégica?

Vale informar que esse conceito dos 4 Ps foi criado nos EUA na década de 60, porém, continua extremamente relevante e atual nas empresas, das pequenas as grandes. Apesar do conceito ter evoluído e ganhado novas dimensões, até novos Ps, os 4 Ps iniciais continuam sendo os mais importantes por dar as bases aos demais.

Aqui, daremos continuidade na apresentação dos 3 Ps restantes após termos apresentado o primeiro deles. Caso não o tenha lido a primeira parte, veja aqui.

2º P: O preço aplicado pelas lojas de veículos

O preço de um produto é normalmente estipulado pelo custo de aquisição dele mais um adicional suficiente para cobrir os custos e despesas da operação mais o retorno pré-definido pela empresa. Apesar de amplamente utilizado, esse método não faz com que seu produto se diferencie da concorrência.

Conceitos modernos de precificação dão foco no valor agregado do produto final. Pense em entregar além do veículo, alguns benefícios que seriam vistos como dor de cabeça pelo comprador. Por exemplo, ter que contratar um despachante para pagar o licenciamento e IPVA. Também inclua alguns agrados como tanque cheio e veículo limpo e lavado.

Ainda que essas atividades tenham um custo para você, o custo deles por veículo poderá ser reduzido barganhando com os fornecedores devido ao volume. Depois você poderá repassar o valor esperado deles ao comprador para aumentar a sua margem de lucro.

Entretanto, todo aumento no preço tem limite. Ainda mais num mercado que possui a tabela FIPE como balizador e uma concorrência forte.

3º P: “Praça” no marketing mix

O 3º P foi traduzido do inglês como “praça” por causa do P, porém, esse P seria melhor traduzido pelo local onde seu produto será distribuído. Para muitos, o lugar é obviamente a loja física, sua estrutura e localização, mas atualmente o marketing digital ampliou o alcance das lojas.

Com a internet, muitos dos negócios são iniciados virtualmente onde o cliente pesquisa veículos nos sites das fabricantes, sites das lojas e portais de classificados conforme certos critérios para, então, finalizar a compra na loja física.

4º P: Promoção, o último P dos 4 Ps do marketing

Muitos pensam que o P de promoção se refere a liquidação. Na verdade, este P está relacionado à atividade de promover sua marca, loja e produtos. Tradicionalmente, empresas se divulgam através de jornais, rádio, televisão e materiais impressos. Os problemas destes meios são o alto custo e a dificuldade para medir sua eficiência.

É aí que o marketing digital expande os 4 Ps novamente. Com um site e anúncios online, pode-se medir a origem dos contatos feitos num período. Além do site da sua loja, os portais de classificados são a melhor forma de divulgar seu estoque. Isso se deve à popularidade e grande investimento em publicidade deles. Além disso, quanto mais portais utilizar, maiores serão as chances para que seu estoque seja visualizado por potenciais compradores.

Pense em utilizar um integrador de sites de classificados para anunciar mais rapidamente seu estoque neles. Com ele você terá economia de tempo e redução de potenciais erros nos anúncios. Saiba mais aqui.

O marketing mix para lojas de veículos

Nas últimas 2 publicações, apresentamos os 4 Ps do marketing como uma ferramenta simples e intuitiva para guiar sua estratégia para aumentar suas vendas.

Portanto, comece ainda hoje, escreva num pedaço de papel e estabeleça seus 4 Ps ou registre eles num documento eletrônico. Após alguns meses, verifique os resultados obtidos, identifique melhorias e redefina seu marketing mix para alcançar novos objetivos e metas.

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