08/10/2018

Saiba como o marketing pode ajudar a vender mais veículos na sua loja – parte 1

Se as vendas da sua loja de veículos não vão bem, talvez seja a hora de rever a estratégia por trás delas.

A concorrência no mercado de venda de veículos, novos ou não, é muito forte considerando as opções disponíveis. Seus potenciais clientes possuem um cardápio extenso de marcas, modelos, formas de pagamento, diferentes endereços de lojas na cidade, etc.

Aqui falaremos o que você pode fazer para se posicionar no mercado e ganhar destaque dentre tantas lojas. Apresentaremos uma das ferramentas mais básicas do marketing que são os 4 Ps do marketing.

Antes de achar que esse conceito seja muito teórico, não se preocupe, pois ele é extremamente prático e você já deve estar usando ele sem perceber. Aproveitaremos também para atualizar o tema incluindo o marketing digital na discussão.

Marketing e os 4 Ps

Primeiramente, vamos definir marketing pois ele é normalmente confundido com publicidade*. O marketing nada mais é que a maneira como sua loja de veículos cria e entrega valor para atender as necessidades dos seus clientes. A venda em si é só a ponta do iceberg, porque debaixo dela há toda uma estratégia para tornar a operação sustentável e viável.

Já os 4 Ps, também chamados de marketing mix, são as variáveis controláveis por você usadas como pilares para sustentar a sua estratégia para se diferenciar no mercado, atrair clientes e vender mais. Esse termo nasceu utilizando as iniciais de 4 palavras em inglês para ser de fácil memorização. Ele foi traduzido em português como: produto, preço, promoção e “praça” (local).

Ao definir os 4 Ps do seu negócio, você saberá de forma consciente o que você faz para atender seu cliente. E, caso não atinja suas metas de vendas, quais correções fazer.

1º P: O produto da loja de veículos

O primeiro P e o mais básico é o produto. Tenha claro qual portfólio de veículos você irá oferecer, pois isso impactará na forma com que você promove sua loja. Também, como seus potenciais clientes enxergarão sua loja.

Você venderá carros ou motos também? Eles serão novos, seminovos e usados? Não há certo ou errado, mas saiba de antemão os prós e os contras de cada escolha.

Vejamos 2 exemplos. Se você se especializar no segmento motos, restringirá seu público-alvo. Porém, poderá trabalhar sua imagem como expert do produto na cidade. Por outro lado, se você vender de tudo, terá um mercado potencial amplo. No entanto, dificilmente atingirá o cliente com impacto se não tiver um estoque grande o suficiente para atender suas expectativas de escolha.

Lembrando que a internet diminuiu a capacidade do lojista de surpreender seu cliente. Embora você possa escolher o portfólio de veículos com os quais quer trabalhar, o cliente conectado a internet quer conhecer o seu estoque em alguma plataforma online antes de visitar sua loja, conforme aponta pesquisa. Assim, a visita à loja só ocorrerá para confirmar a oferta anunciada no site da loja ou num portal de venda.

E os outros Ps do marketing para revendas de veículos?

Por ser um assunto extenso, continuaremos num próximo post. Falaremos dos 3 Ps restantes (preço, promoção e praça) de forma simples e objetiva.

Se após ler este post você pensar que tudo que foi dito é muito óbvio, melhor ainda. Nosso objetivo é nomear e estruturar o que você já faz.

Até a próximo post!

* O que é publicidade? É a atividade de tornar pública uma marca, produto ou serviço, ou seja, faz parte 4º P do marketing, promoção.

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